Home / Todos / Zoológico de João Pessoa não tem previsão de reabertura após jovem morrer em recinto de leoa

Zoológico de João Pessoa não tem previsão de reabertura após jovem morrer em recinto de leoa

Segundo a prefeitura, novas medidas de segurança e controle serão implementadas no local. O corpo de Gerson de Melo foi sepultado nesta segunda-feira (1º).

  • O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, ficará fechado por tempo indeterminado para visitação, após um jovem morrer ao invadir o recinto da leoa e ser atacado por ela neste domingo (29), em João Pessoa.
  • Segundo a Prefeitura de João Pessoa, foi realizada uma reunião técnica para discutir o caso. Foram avaliados os pontos de vulnerabilidade e medidas adicionais de segurança para o local.
  • Novas ações de monitoramento e controle, como câmeras de vigilância equipadas com reconhecimento facial e análise de comportamento, serão viabilizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) para ampliar a segurança do parque.
  • O corpo de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (1º) no Cemitério do Cristo, em João Pessoa.
Homem é morto por leoa após entrar em jaula em zoológico de João Pessoa

Homem é morto por leoa após entrar em jaula em zoológico de João Pessoa

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, ficará fechado por tempo indeterminado para visitação, após a morte de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que invadiu o recinto da leoa, neste domingo (30), em João Pessoa. O fechamento aconteceu no dia do incidente.

Segundo a Prefeitura de João Pessoa, foi realizada uma reunião técnica para discutir o caso. A direção do parque, médicos-veterinários, especialistas técnicos e gestores da Bica avaliaram os pontos de vulnerabilidade e definiram medidas adicionais de segurança para o local.

Novas ações de monitoramento e controle serão viabilizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) para ampliar a segurança do parque. Entre as medidas estão câmeras de vigilância equipadas com reconhecimento facial. Os equipamentos também vão servir para analisar comportamentos suspeitos de visitantes no parque.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma investigação para acompanhar as medidas adotadas pela prefeitura, após a morte de Gerson.

Segundo a prefeitura, uma equipe do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) também participará de uma inspeção técnica para contribuir com as normas técnicas. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informou, ainda, que já formalizou pedido à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para a criação de uma comissão de acompanhamento formada por parlamentar.

A Semam afirmou que o parque é um espaço de acolhimento de animais vítimas de maus-tratos ou do tráfico, com rigor técnico no tratamento e cuidado veterinário, e que vai permanecer à disposição dos órgãos de controle e fiscalização.

Corpo do homem é sepultado

O corpo de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (1º) no Cemitério do Cristo, em João Pessoa. O jovem morreu no domingo (30) após invadir o recinto de uma leoa no Parque Arruda Câmara, a Bica, onde acabou atacado pelo animal.

O velório ocorreu no início da tarde, no próprio cemitério, e reuniu parentes e integrantes da assistência social que acompanharam Gerson nos últimos anos.

Gerson morava com a avó no bairro de Mangabeira, na zona sul da capital paraibana. Ainda de acordo com a família, a avó era uma das pessoas mais abaladas durante o velório.

Homem que morreu após entrar em recinto de leoa em João Pessoa é sepultado — Foto: Ícara Menezes/Arquivo Pessoal

Homem que morreu após entrar em recinto de leoa em João Pessoa é sepultado — Foto: Ícara Menezes/Arquivo Pessoal

Entenda o caso

O que se sabe sobre o caso do homem que entrou na jaula de uma leoa em João Pessoa

Um vídeo mostra o momento em que Gerson entrou no recinto de uma leoa no zoológico Parque Arruda Câmara, neste domingo (30). O animal reage e o homem acaba morrendo em decorrência dos ferimentos. As imagens, que circulam nas redes sociais, registram inclusive o ataque do animal ao invasor.

No vídeo é possível observar Gerson subindo por uma estrutura lateral da jaula, e, em seguida, ele usa a árvore do recinto da leoa como apoio para entrar no espaço. Logo após, é atacado pelo animal.

De acordo com informações repassadas à TV Cabo Branco, ele tinha transtornos mentais. Em nota, a Prefeitura de João Pessoa informou que o homem escalou rapidamente uma parede de mais de 6 metros, passou pelas grades de segurança, usou uma árvore como apoio e entrou no recinto da leoa.

A prefeitura disse que já começou a apurar as circunstâncias do caso, manifestou solidariedade à família da vítima e afirmou que o espaço segue normas técnicas e de segurança.

A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) foram acionados para o local do ocorrido. O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas foram suspensas. Ainda não há previsão para reabertura. No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes.

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *